Espadrilles - Peça retro que volta no verão 2015-16

Blog do Baú Víntage

Espadrilles - Peça retro que volta no verão 2015-16

 

Vendo as lojas nos shoppings e em lojas virtuais, vemos que as sandálias espadrilles voltaram com tudo. Com temática praiana/navy, ela é pratica para ser usada no dia-dia, sendo com ou sem salto. Venha conhecer mais essa peça vintage: 
As espadrilles surgiram por volta do século 14 na região da Espanha e da França, sendo confeccionada com sola de corda, com o objetivo de manter os pés dos soldados e trabalhadores rurais longe do frio e da umidade. Com a revolução industrial, os sapatos foram deixados de lado pelos trabalhadores que agora estavam nas fábricas, surgindo novamente apenas na metade do século XX.  
  

Por volta dos anos 50, o estilista Yves Saint Laurent descobriu uma fábrica de espadrille na Espanha e encomendou uma peça, levou para as passarelas e virou febre!  

Figura 1- Espadrille da marca Saint Laurent 
  
 Diversas celebridades da época foram vistas usando esse resistente e confortável: Kennedy foi visto usando-as, Salvador Dalí também tinha um par para chamar de seu, Grace Kelly usou as espadrilles no filme Ladrão de Casaca de 1955. De lá para cá, as espadrilles tornam-se cada dia mais populares!  


Figura 2- Grace Kelly e Kennedy usando as peças 
 
Figura 3- Em 1948, Lauren Bacall e Humphrey Bogart também usavam as famosas sandálias 

Atualmente, diversas marcas criam novos modelos dessa famosa sandália de solado de juta, porém a capital de sua fabricação é Bangladesh, pois há uma enorme fonte dessa corda na região. Algumas famílias ainda produzem artesanalmente o sapato na Espanha, local de sua criação. 
Confira alguns modelos e suas formas de usar:  

Espadrilles com salto:   
         

Espadrille sem salto:  
  
        

 

Dica: Para uma visual pinup, abuse dos modelos com temática Navy!  


Figura 4 - Marca Arezzo

Diana Franzon b...